free web stats

Consequências que terás por dormir pouco


Não sabe porquê mas acaba sempre por ir para a cama tarde e por isso dorme poucas horas todas as noites?

Os problemas de sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45% da população mundial“, diz a Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM). Dormir bem é um dos três pilares fundamentais para ter uma boa saúde, ao lado de uma dieta equilibrada e do exercício regular.

Saiba como dormir pouco pode afectar a sua saúde:

Prejudica a alimentação que faz

Comer mal

Dormir pouco “faz com que nos alimentemos pior“, diz Shirley Cramer, directora executiva da Sociedade Real de Saúde Pública da Espanha. Estudo sugere que mais de um terço das pessoas come mal quando dorme pouco.

Afecta a saúde mental

Problemas mentais

Dormir pouco está relacionado com vários transtornos físicos, mentais e de comportamento. “A saúde mental é uma questão particular e, de certo modo, é um ciclo vicioso: se tem problemas mentais, dorme pouco, e vice-versa. E sente-se cada vez pior“, explica Cramer. A privação do sono aumenta o risco de transtornos mentais. Segundo a organização espanhola Instituto de Medicina do Sono, a falta de sono está associada a problemas psicológicos, depressão e ansiedade.

Aumenta o risco de ter acidentes

Dormir ao dirigir

 A possibilidade de sofrer algum tipo de acidente aumenta quando dorme pouco. “Um em cada cinco acidentes está relacionado com poucas horas de sono“, afirma Cramer.

Tem um menor rendimento físico

Baixo rendimento no gym

Dormir bem é essencial para ter energia durante o dia. “O processo de regeneração de tecidos cerebrais e físicos ocorre à noite. Se não há descanso não há recuperação correta, e isso afecta o rendimento físico e intelectual“, diz Madrid Mateu, coordenador de educação física.

Provoca limitação cognitiva

Sem rendimentos profissionais

Sabemos que a falta de sono ou má qualidade do sono tem um grande impacto negativo na saúde, a curto e longo prazo“, afirmam os especialistas da WASM. Afectam a capacidade de atenção, a recuperação da memória e a aprendizagem.

Notícias ao Minuto

Comentários 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Consequências que terás por dormir pouco

log in

reset password

Back to
log in